quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

TURMA DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS DO SOS DO ENSINO

Olá pessoal, bom dia. É muito bom poder trabalhar com vocês nesta jornada de estudos. Segue uma informação importante sobre a CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Estarei durante nosso curso postando mais informações relevantes para os interessados em prestar o concurso público do Banco do Brasil. Bons estudos.



COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - C V M -



A CVM é órgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministério da Fazenda, nos termos do art. 5º da Lei nº 6.385/76. Sua função primordial concentra-se na fiscalização das atividades do mercado de valores mobiliários.

Nenhuma emissão pública de valores mobiliários poderá ser distribuída, no mercado, sem prévio registro na CVM, entendendo-se por atos de distribuição a venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários.


OBJETIVOS:

De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:

· assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;
· proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;
· evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;
· assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;
· assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários;
· estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;
· promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

ORGANIZAÇÃO:


A Comissão de Valores Mobiliários, com sede na cidade do Rio de Janeiro, é administrada por um Presidente e quatro Diretores nomeados pelo Presidente da República. O Presidente e a Diretoria constituem o Colegiado, que define políticas e estabelece práticas a serem implantadas e desenvolvidas pelo corpo de Superintendentes, a instância executiva da CVM.
O Superintendente Geral acompanha e coordena as atividades executivas da comissão auxiliado pelos demais Superintendentes, pelos Gerentes a eles subordinados e pelo Corpo Funcional. Esses trabalhos são orientados, especificamente, para atividades relacionadas à empresas, aos intermediários financeiros, aos investidores, à fiscalização externa, à normatização contábil e de auditoria, aos assuntos jurídicos, ao desenvolvimento de mercado, à internacionalização, à informática e à administração.
O colegiado conta ainda com o suporte direto da Chefia de Gabinete, da Assessoria de comunicação social, da Assessoria Econômica e da Auditoria Interna.
A estrutura executiva da CVM é completada pelas Superintendências Regionais de São Paulo e Brasília.

ATRIBUIÇÕES:

A Lei que criou a CVM (6385/76) e a Lei das Sociedades por Ações (6404/76) disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas, assim classificados, as companhias abertas, os intermediários financeiros e os investidores, além de outros cuja atividade gira em torno desse universo principal.

A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.
Seu poder normatizador abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.
Cabe à CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias:
· registro de companhias abertas; · registro de distribuições de valores mobiliários;
· credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários;
· organização, funcionamento e operações das bolsas de valores;
· negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;
· administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários;
· suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações;
· suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores. 

 
O sistema de registro gera, na verdade, um fluxo permanente de informações ao investidor. Essas informações, fornecidas periodicamente por todas as companhias abertas, podem ser financeiras e, portanto, condicionadas a normas de natureza contábil, ou apenas referirem-se a fatos relevantes da vida das empresas. Entende-se como fato relevante, aquele evento que possa influir na decisão do investidor, quanto a negociar com valores emitidos pela companhia.

A CVM não exerce julgamento de valor em relação à qualquer informação divulgada pelas companhias. Zela, entretanto, pela sua regularidade e confiabilidade e, para tanto, normatiza e persegue a sua padronização.
A atividade de credenciamento da CVM é realizada com base em padrões pré-estabelecidos pela Autarquia que permitem avaliar a capacidade de projetos a serem implantados.
A Lei atribui à CVM competência para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado. Diante de qualquer suspeita a CVM pode iniciar um inquérito administrativo, através do qual, recolhe informações, toma depoimentos e reúne provas com vistas a identificar claramente o responsável por práticas ilegais, oferecendo-lhe, a partir da acusação, amplo direito de defesa.
O Colegiado tem poderes para julgar e punir o faltoso. As penalidades que a CVM pode atribuir vão desde a simples advertência até a inabilitação para o exercício de atividades no mercado, passando pelas multas pecuniárias.
A CVM mantém, ainda, uma estrutura especificamente destinada a prestar orientação aos investidores ou acolher denúncias e sugestões por eles formuladas.
Quando solicitada, a CVM pode atuar em qualquer processo judicial que envolva o mercado de valores mobiliários, oferecendo provas ou juntando pareceres. Nesses casos, a CVM atua como "amicus curiae" assessorando a decisão da Justiça.
Em termos de política de atuação, a Comissão persegue seus objetivos através da indução de comportamento, da auto-regulação e da auto-disciplina, intervindo efetivamente, nas atividades de
mercado, quando este tipo de procedimento não se mostrar eficaz.
No que diz respeito à definição de políticas ou normas voltadas para o desenvolvimento dos negócios com valores mobiliários, a CVM procura junto a instituições de mercado, do governo ou entidades de classe, suscitar a discussão de problemas, promover o estudo de alternativas e adotar iniciativas, de forma que qualquer alteração das práticas vigentes seja feita com suficiente embasamento técnico e, institucionalmente, possa ser assimilada com facilidade, como expressão de um desejo comum.
A atividade de fiscalização da CVM realiza-se pelo acompanhamento da veiculação de informações relativas ao mercado, às pessoas que dele participam e aos valores mobiliários negociados. Dessa forma, podem ser efetuadas inspeções destinadas à apuração de fatos específicos sobre o desempenho das empresas e dos negócios com valores mobiliários.

CVM. Disponível em: http://www.portalbrasil.net/cvm.htm Acesso em: 29/03/2012.

Para Contatos e Para Contratação do Prof°. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br

Também faço palestras  em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.

Áreas de Atuação: Finanças, Economia, Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos Empresariais e  Educação.



                                                  Prof°. Ms. Marco Antonio Bottene

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO "DORMIR BEM" PARA A NOSSA SAÚDE


Olá acadêmicos e leitores do Blog, saudações. Vejam como é importante dormir bem para se ter uma boa saúde física e mental.


Das 21- 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23 - 01:00: o corpo realiza o processo dedesintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estadode sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.  
De madrugada 03:00- 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.
 
Manhã 05:00- 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir a casa de banho (banheiro em português de Portugal)  para esvaziar o intestino.
 
Durante a Manhã de 07:00- 09:00:absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Se estiver doente o Café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 .
 
O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
 
Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.
 
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao seu organismo. Além disso deve ter em conta que das  00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não se deite tarde.

Um fraterno abraço a todos.

Prof°. Marco Antonio Bottene.








        Prof°. Marco Antonio Bottene - Consultor da Clínica "Labore Saúde Ocupacional"

Contato para consultoria com o Prof°. Marco Antonio Bottene:
romacambio@terra.com.br




 








 












 

  
 
 

   

 

 

 
 




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR - REFLEXÕES


Fui buscar no fundo do baú em minha biblioteca uma obra lida a vários anos de Karl Raimund Popper, publicada no final da década de 80, mais precisamente em 1987, quando ele, a convite do então presidente de Portugal, Mário Soares proferiu uma conferência em Lisboa intitulada " AUF DER SUCHE NACH EINER BESSEREN WELT" que significa "Em busca de um mundo melhor". Popper foi um intelectual que jamais abriu mão de sua liberdade e nunca deixou de lutar por ela, sendo assim, era contrário ao comunismo e a planificação da economia. Via no entanto, com grandes ressalvas a economia de mercado e tentou por diversas vezes mostrar ao mundo que era possível através da educação erradicar a pobreza e viver em um mundo mais humanizado. Mas de quê educação ele realmente falava? Então vamos lá, vou tentar transcrever um pedaço da obra para fundamentar esta tese:

"Há na sociedade três dogmas que conduzem a desenvolvimentos extremamente problemáticos"; o do combate público da pobreza; o da educação para todos; e o do incremento das necessidades.
 
O ideal de oportunicades iguais na educação e de igualdade de acesso ao ensino superior conduziu, nalguns paízes, a resultados igualmente deploráveis. Para os estudantes da minha geração (de Popper), sem recursos (ele se refere a recursos financeiros e tecnológicos), a luta pelo saber constituia uma aventura, que exigia pesados sacrifícios, o que conferia aos conhecimentos obtidos um valor singular. Receio que esta atitude esteja a desaparecer. A este recente direito à instrução corresponde uma atitude nova que reclama que esse direito seja confirmado por diploma. e tudo o que pode ser reclamado como um direito nosso, sem qualquer sacrifício, não é devidamente apreciado. A sociedade, ao mesmo tempo que reconheceu e esses estudantes o direito ao ensino, privou-os de uma experiência insubstituivel".

Como economista, eu não poderia deixar de transcrever também uma parte de seu pensamento no que se refere à pobreza. Então aí vai mais um texto para refletirmos:
 
"Convém, porém, não esquecer que nos encontramos no início de um novo processo evolutivo (não se esqueçam que este pensamento foi escrito nos anos 80, vejam como está atual) e necessitamos de tempo para aprender. A ambição econômica das massas, recente e amplamente difundida (no Brasil nesta década atual), talvez não seja muito boa do ponto de vista moral, e não é seguramente muito bonita, mas é, definitivamente, a única via para vencer a pobreza de cada um. Deste modo, a ambição econômica das massas constitui também o método mais promissor de superação do que parece ser tão problemático no estado-providência; a burocratização e a tutela do indivídual. Só a motivação econômica do indivíduo pode contribuir para que a pobreza seja de tal modo rara que acabe por ser absurdo considerar-se como tarefa primordial do estado a luta contra essa mesma pobreza. (percebam o grande paradoxo capitalista dos ideais de Adam Smith, liberais e neo-liberais e dos ideais de Keynes, intervencionista, que ele aborda nesta frase). Só a pressecução de um nível de vida elevado para as massas poderá resolver o velho problema da pobreza, precisamente ao transformar a pobreza num fenômeno de tal modo raro que possa ser remediado através da adquada assistência sem que a burocracia aumente".

Meus caros acadêmico e leitures do Blog desejo a todos uma boa reflexão e vamos abrir o debate. Pobreza, educação, intervencionismo capitaista, neo-liberalismo, educação para todos de qualquer maneira, valorização docente, erradicação da pobreza, ascensão econômica da massas, transformação tecnológica, submissão ao poder econômico, um novo arquétipo econômico-educacional, a
Instituição de Ensino Privada e sua produção de escala, a Institução de Ensino Pública e seu papel social, o que queremos? E nós docentes quem somos neste contexto? E você acadêmico o que faz neste contexto? De que forma  podereremos contribuir para o Paradigma Educacional que pretendemos formar?

POPPER, Karl, Raimund. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: 3ª Ed. Fragmentos, 1992.

Um fraterno abraço a todos.

Comentários, críticas acadêmicas e reflexões são bem vindas. Respondo a todos os comentários.

Também faço palestras  em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.

Contato e contratação também pode ser feito via email: romacambio@terra.com.br

Prof°. Marco Antonio Bottene.


                                                                      Karl Pooper


                                                       Prof°. Marco Antonio Bottene


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ROTEIRO DE ESTUDOS DA TURMA ADG 0134 - LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA.


Olá pessoal, bom dia. Estudem principalmente:

- Trabalho voluntário de acordo com a Lei n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

- Anotações que o empregador deve fazer na CTPS, além da admissão do empregado.

- Previsão legal quando da emissão de folha de pagamento. Especificações que devem vir anotadas na folha de pagamento.

- Relações do empregado que trabalha em domicílio próprio.

- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

- Acordos e convenções coletivas de trabalho.

- Empregado em domicílio.

- Empregado aprendiz.

- Empregado dméstico.

- Empregado Rural.

- CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

- RAT e FAP - Risco Ambiental de Trabalho e Fator Acidentário de Prevenção.

- As fases ou gerações do Direito do Trabalho (primeira, segunda e terceira gerações).

- Motivos que podem levar ao rompimento do contrato de trabalho.
 
Estudem forte para a prova final os tópicos elencados acima, a Unidade 03 e revisem os resumos das Unidades 01 e 02. A prova requer atenção e muito estudo.

Abraços do Prof°. Marco Antonio e bons estudos.







Pessoal vamos estudar com muita reflexão e transformar as informações que estão contidas na Legislação e Prática Trabalhista em conhecimentos para exercer uma gestão com muita qualidade.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ROTEIRO DE ESTUDOS DA TURMA GFI 0012 - ANÁLISE FINANCEIRA GERENCIAL


Olá pessoal, bom dia. Estudem principalmente:

- Fluxo de Caixa Projetado - importância e definição desta ferramenta.

- Análise Vertical.

- Análise Horizontal.

(Lembrando que na Análise Vertical você analisa dados em relação a um mesmo período, dentro de seu próprio exercício, analizando partes em relação a um todo, em percentuais, e na análise horizontal, você faz comparações entre períodos, como ano ou meses, por exemplo).

- Pay Back Simples.

- Orçamento de investimento ou capital.

- Orçamento de receitas e despesas.

- Overtrading e Undertrading.

- Etapas que se envolvem em um Plano Orçamentário.

- Análise do Ciclo Financeiro.

- Custos fixos x Custos totais - suas relações.

- Dependência de uma empresa com capital externo.

- Implicações que podem prejudicar o capital de giro.

- Custos que impactam na Gestão de Estoques.

Estudem forte para a Prova Final, leiam a Unidade 03, façam as Auto-atividades e revisem os principais assuntos das unidades 01 e 02.

Bons Estudos.

Abraço do Prof°. Marco Antonio.







       Vamos estudar com muita reflexão para transformar as informações em conhecimentos.








terça-feira, 9 de outubro de 2012

ROTEIRO DE ESTUDOS DE EMPREENDEDORISMO DAS TURMAS ADG 0180 E ADG 0182


Olá pessoal, bom dia,  estudem:

- As habilidades que são requeridas para ser um empreendedor.

- A Inovação é fundamental para se tornar um bom empreendedor, estudem as diversas formas de inovação.

- Analisem e estudem os fatores que formam a estrutura de um plano de negócios. Ex.: capa, sumário, sumário executivo, descrição da empresa, produtos e serviços, mercado e competidores, marketing e vendas, análise estratégica e plano financeiro.

- Inovação incremental.

- Inovação radical.

- Por quê um plano de negócios é importante para o sucesso de uma empresa?

- Fontes  de financiamento (melhores opções).

- Características da organização empreendedora.

- Micro, pequena e média empresa, classificação dos setores de comércio, serviços e indústria segundo o IBGE. (quantificação de funcionários).

- Marcas e Patente de propriedade.

- A origem da palavra empreendedor.

Estudem principalmente os tópicos acima, leiam a Unidade 03 e revisem os resumos das Unidades 01 e 02. Façam as atividades complementares.

Bons estudos.

Abraço fraterno do Prof°. Marco Antonio.





       Pessoal vamos estudar com reflexão, para tranformar informações em conhecimentos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ROTEIRO DE ESTUDOS DE ESTATÍSTICA DA TURMA EMD 0167

Olá pessoal, estudem:

- Coeficiente de Variação para determinar o Desvio Padrão. Este coeficiente possibilita saber quais são os elementos que sofreram maior ou menor variação, os mais homogêneos e os mais heterogêneos dentro de uma comparação de análise.
 
- Arredondamento de Números e as Regras de Arredondamento.
 
- Porcentagens e os respectivos cálculos.
 
- Ordenar dados brutos em um ROL de distribuição.
 
- Moda.
 
- Média.
 
- Mediana.
 
- Analisar tabelas de Distribuição de Frequência. (Diversos)
 
- Analisar outros tipos de gráficos (pizza) e conferir resultados.
 
- Desvio Padrão.
 
- Coeficiente de Variação.
 
-Estudem os´tópicos elencados acima, leiam com bastante atenção a Unidade 03 e revisem as demais Unidades 01 e 02 e façam os exercícios das Auto-Atividades que colaborem com os tópicos que o professor indicou.
 
Bons estudos e tenham todos um excelente aprendizado.
 
Abraço Fraterno do Prof°. Marco Antonio Bottene.







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                      É isso aí galera, vamos estudar e refletir nos estudos.
                                    Vamos transformar as informações em conhecimentos.
 
-
 
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CURSOS E ATIVIDADES DO PROFESSOR MARCO ANTONIO PARA 2013.

Olá acadêmicos e leitores do Blog.

Informo abaixo nossas atividades.


CURSO DE ESCRITA FISCAL

O curso de Escrita Fiscal tem como objetivo capacitar os acadêmicos com conceitos práticos e atualizados de cálculo dos principais impostos de uma empresa.

Público Alvo – Estudantes universitários das áreas de Administração, Contábil ou de Economia, profissionais da contabilidade, auxiliares e assistentes contábeis ou administrativos e pessoas que necessitam aumentar seus conhecimentos na Escrita Fiscal.

Preço do Curso - R$ 120,00 – Com Certificado e Dois Coffee Breaks

Local –  Conexão  Concursos-  RUA HERMANN AUGUSTO LEPPER, 910    ( AO LADO DO FORUN ).    Amplo estacionamento, entrada pela Rua Dona Francisca, quase em frente a Aupex.

Data/Horário – Dia 23/03/2013 – Sábado das 08:00 às 12:00 horas, e das 13:30 às 17:30.


 

 
 
Interessados neste curso  podem fazer o depósito nas contas abaixo do valor da referida atividade e me informar pelo Blog ou pelo e-mail romacambio@terra.com.br para garantir sua vaga.
 

Banco Itaú
Ag- 6820
C/C– 05570-2
Favorecido – Marco Antonio Bottene


Banco Bradesco
Ag - 1712-4 
C/C - 977-6 
Favorecido - Marco Antonio  Bottene