"O currículo
oculto. Como geramos conhecimento a partir das experiências dos
estudantes".
Ensaio
II - Autor - Prof°. MSc. Marco Antonio Vedovelli Bottene
O currículo oculto é constituído por
todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo
oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais
relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente
atitudes, comportamentos, valores e orientações..." (Silva,
2001:78) - Teorias Curriculares Críticas.
O currículo oculto pode ser fruto das
relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma
disciplina/componente curricular
CURRÍCULO OCULTO
A primeira pessoa a utilizar a expressão “currículo oculto”, foi Philip Jackson, um educador americano, em seu livro Life in Classrroms 1968 para referir-se às “características estruturais da sala de aula que contribuíam para o processo de socialização”. Mas, a origem da noção de currículo oculto, é anterior, pois temos em 1938 John Dewey referindo-se a uma “aprendizagem colateral” de atitudes que ocorre de modo simultâneo ao currículo explícito.
Temos então, que a ideia de que o currículo escolar é concretizado de duas maneiras, a explícita e formal, e a implícita e informal, não é recente.
Segundo Giroux, todas as discussões em torno do papel implícito e explícito da escolarização chegam a diferentes conclusões, mas todos concordam que as escolas não ensinam os alunos apenas a “ler, escrever, calcular, entre outros conteúdos”, mas que elas são também agentes de socialização e sendo um espaço social, tem um duplo currículo, o explícito e formal , e o oculto informal.
O currículo oculto é geralmente associado as mensagens de natureza afetiva, mensagens das de natureza cognitiva.
Logo, o currículo oculto está junto com as normas de comportamento social como as de concepções de conhecimentos, que são ligadas as experiências didáticas.
O currículo oculto está oculto para o estudante, no qual há uma intenção oculta, que é conhecida por quem a ocultou (o professor, o sistema, etc.).
Muitos professores não são conscientes do currículo oculto. Eles estabelecem o contrato didático, o qual traduz os seus objetivos e não percebem que o currículo oculto é subjacente ao contrato didático.
Ou seja, o currículo oculto pode estar sendo utilizado na relação pedagógica sem que o professor perceba. Ele utiliza a sua experiência para transmitir o conteúdo da disciplina e esta experiência é uma forma de currículo oculto.
Concluindo, currículo oculto além de ser toda a característica de uma sala de aula que proporciona a socialização, é também a maneira como o professor ensina, toda a experiência que ele adquiriu ao longo de sua vida profissional, interfere no jeito de ensinar e isso faz com que ele saiba a melhor maneira de ensinar.
REFERÊNCIAS
PILLETTI,
Claudino. Didática Geral. Ed Ática. 18°
ed São Paulo, 1996.
Ph.w. Jackson, La vida en
las aulas, Sexta edición 2001 Editorial. Morata, pag. 215 http://www.pedagogia.com.mx/curriculum-oculto/263/
Para Contatos e Para Contratação do Prof°. MSc. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br
Também faço palestras em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.
Áreas de Atuação: Finanças, Economia, Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos Empresariais e Educação.
Consultorias Empresariais.
For Contacts and To Hiring Prof °. MSc. Marco Antonio Bottene:
romacambio@terra.com.br
I also lectures at colleges, universities, associations and business training in Brazil and abroad.
Practice Areas: Finance, Economics, Motivation, Business Communication, Management, Technical and Business Education and Conflict.
Business Consulting.
Para Contatos e Para Contratação do Prof°. MSc. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br
Também faço palestras em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.
Áreas de Atuação: Finanças, Economia, Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos Empresariais e Educação.
Consultorias Empresariais.
For Contacts and To Hiring Prof °. MSc. Marco Antonio Bottene:
romacambio@terra.com.br
I also lectures at colleges, universities, associations and business training in Brazil and abroad.
Practice Areas: Finance, Economics, Motivation, Business Communication, Management, Technical and Business Education and Conflict.
Business Consulting.
Nenhum comentário:
Postar um comentário