AS AÇÕES QUE SE DEVEM SEGUIR PARA UMA BOA GESTÃO
Atendendo a sugestão de um aluno muito especial escrevo sobre as ações que se devem seguir para uma boa gestão. Escolhi o tema sobre A Gestão do Conhecimento voltada para uma Universidade particular, idéia esta que poderia ser associada a outras entidades, tais como a Hospitais, Clínicas, etc.
Uma Universidade particular deve procurar seu equilíbrio econômico-financeiro por meio de sua atuação e participação no mercado, com grande competitividade, buscando eficiência em sua posição estratégica e arquétipos administrativos. Esse arquétipo deve estar orientado para o desenvolvimento de uma cultura orientada para o mercado, pressupondo-se que tanto a alta gestão como os seus funcionários entendam a organização como uma empresa educacional, competindo num ambiente em constante transformação, com alunos cada vez mais exigentes, não apenas nos quesitos educacionais, mas também quanto a localização, equipamentos e processos, podendo este último ser inclusive EAD.
Dentro deste contexto permite-se entender que as Universidade particulares também devem ter uma posição diferenciada frente aos seus concorrentes, buscando a aproximação com seus alunos, de maneira que aja uma corrente de propagação espontânea altamente positiva de seus serviços. essa propagação gera uma criação de valor na execução de seus serviços educacionais.
Nesse setido, a criação de valor no cumprimento de seus serviços aos alunos assume uma importãncia vital. Uma nova postura frente ao mercado necessita de uma clara definição da estratégia organizacional e a propagação de suas diretrizes junto ao corpo funcional incluindo todos os "stakeholders".
Uma Universidade particular é caracterizada como uma entidade do conhecimento, onde cada colaborador sabe mais de seu trabalho do que qualquer outra pessoa dentro da organização.
Nessas organizações do conhecimento o sistema de gestão não pode mais ter o poder originando-se no nível hierárquico, mas sim do próprio conhecimento, que passa a estabelecer novos perfis profissionais para os trabalhodores do conhecimento. Nessa empresas os "stakeholders" assumem uma nova dimensão, ou seja, passam a ser componentes importantes do capital intelectual, criadores de conhecimento e cujas relações são geradoras de novas competências organizacionais distintivas.
Autor Porf°. Marco Antonio Bottene
Referências:
SANTOS, S. LEITE, N. FERRARESI, A. Gestão do conhecimento: Instituição e práticas nas empresas e instituições.Maringá: Unicorpore, 2007.
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