segunda-feira, 14 de maio de 2012



Suporte e Resistência, entenda o siguinificado desses termos do Mercado de Capitais.



Afinal, o que é um suporte?

Suporte é um nível, ou região, de preços onde a força dos compradores supera a força dos vendedores. Na prática, é quando os preços dos ativos vêm apresentando cotações cada vez mais baixas (tendência de baixa) até atingirem um nível onde os compradores entram no mercado comprando esses mesmos ativos. Isso faz com que a tendência anterior, que era de queda, seja pausada, ou, até mesmo, revertida em uma nova tendência, dessa vez de alta.

E resistência?

Ora, resistência é o inverso do suporte. Quando as cotações vêm apresentando preços cada vez mais elevados em uma tendência de alta, mas chega o momento em que os vendedores ganham força perante os compradores, então, esse movimento de alta é pausado, e pode se transformar numa reversão para uma nova tendência de baixa, ou simplesmente fazer com que os preços não continuem subindo, ou seja, que fiquem “lateralizados” por determinado período.

É importante ressaltar que um ponto de suporte ou de resistência não necessariamente significa que as cotações, a partir daquele momento, irão reverter a tendência atual em uma nova tendência na direção contrária.

Acesso em: 14/05/2012.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário