Teorias Contribuintes para a Educação
Enfoque Psicogenético de Piaget
Piaget acreditava que a abstração é um conceito puramente dinâmico que fomenta dois processos cognitivos interligados, um processo intrínseco, que consiste em abstrair elementos do mundo material e um segundo processo de aquilatamento muito maior e mais complexo. Esse segundo processo seria um trabalho descentralizador que obriga mergulhar o conhecimento adquirido num universo muito mais amplo que norteia a um relativismo. Segundo ele, o processo de conhecimento é muito mais de responsabilidade do indivíduo do que da sociedade.
Lebert, G (apud Morin, E.2002)
MORIN, E. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
Teoria de Ausubel e a Aprendizagem Significativa
Em síntese esta Teoria pressupõe que todo o aprendizado só acontece quando o aluno tem já formado uma concepção prévia em sua base cognitiva. Desta forma, é como se o novo aprendizado, o novo conhecimento fosse sobreposto sobre o estoque cultural que já está implícito cognitivamente no aluno.
Disponível em: http://www.famema.br/semanadeplanejamento/referenciais_teoricos_ausube.pdf YAMASAKI, S. C. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Cuiabá: UEMS, 2008. Acesso em: 11/05/2012.
A Psicologia Socio Cultural de Vygotsky
Segundo Vygotsky, paradoxalmente a Piaget, a formação do conhecimento cognitivo se dá através de uma formação dialética entre o indivíduo e a sociedade ao seu redor, ou seja, há uma metamorfose entre o homem e o ambiente que o cerca, possibilitando um cambio entre ambos. Sua visão também compartilha de que o homem interage com o seu meio ambiente utilizando-se de ferramentas técnicas, que vão desde o uso da linguagem ao de uma ferramenta agrícola, por exemplo.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml?page=3# FERRARI, M. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social. Acesso em: 11/05/2012.
É com grande prazer que escrevo sobre essse ícones da Educação e da Psicologia, trabalho apresentado para a Universidade Del Mar - Chile, Mestrado em Ciências da Educação.
Autor - Prof°. Marco Antonio Bottene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário