quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO


A qualidade, assim como diversos processos humanos, passa por uma evolução ao longo do tempo. No mundo empresarial vincula-se à qualidade uma filosofia conhecida por “Qualidade Total”. Essa maneira de administrar faz com que esse arquétipo possa gerar diversas contribuições das empresas a outros segmentos, como, por exemplo, a Educação. A qualidade tem sua essência na filosofia.

A qualidade da educação aborda três sentidos principais:
Como eficácia, que sugere que uma educação de qualidade é fazer com os alunos aprendam realmente aquilo que deveriam aprender ao longo de seus ciclos educacionais;

 O que é relevante àquilo que é aprendido no sistema, em termos individuais ou sociais. Seriam os conteúdos que o sistema entrega aos alunos para que se possam desenvolver como pessoa, e, desta forma, poder interagir com a sociedade que o sujeito está inserido. (No meu ponto de vista, nesse conceito, os aparelhos ideológicos do Estado estão fortemente presentes).

 A qualidade dos processos e meios que o sistema oferece aos alunos para o desenvolvimento de sua experiência educativa.

Essas três dimensões segundo o texto que nos foi apresentado está de acordo com a opinião de Toranzo (2000) e são essenciais para uma reflexão ao nos referirmos à qualidade da educação.
 
O desenvolvimento que se manifesta no sujeito através da educação está intimamente ligado à qualidade do ensino. Todas as etapas educacionais devem ser analisadas durante o processo de aprendizagem e não apenas o seu resultado final.  No ensino superior, segundo Harvey e Green (1993), cinco tipos diferentes de qualidade foram analisados:

A qualidade como fenômeno excepcional que aceita como axiomático que a qualidade é algo especial.
 
 A qualidade como excelência que implica na superação de padrões.

A qualidade como satisfação de um conjunto de requisitos que se identificam com os produtos que superam o controle de qualidade

A qualidade como perfeição ou coerência que se fundamenta em “zero defeito” e “fazer as coisas certas desde o início”.

 A  qualidade como realização de um propósito que vai além de uma simples definição funcional.

 
                                        Prof°. Ms. Marco Antonio Bottene em sala de aula.


Para  Contatos e Para Contratação do Prof°. MSc. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br

Também faço palestras  em faculdades,  universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.

Áreas de Atuação: Finanças, Economia,  Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos  Empresariais e  Educação.
Consultorias Empresariais.
 
 


 


Um comentário:

  1. “O papel da educação na ideologia capitalista atual, expressado pelo conceito de empregabilidade, é produzir um “cidadão mínimo” carente de capacidades cívicas. O capitalismo é destrutivo e precisa ser substituído por um sistema mais humano”.
    José Roberto Garníca.

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