quarta-feira, 2 de outubro de 2013


AS IMPERFEIÇÕES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Prof°. MSc. Marco Antonio Bottene
(Professor da Universidade Católica de Santa Catarina)

Proposta para a construção de um "Estado Válido"


O filósofo Platão já dizia que as únicas formas de governo virtuosas são aquelas imaginadas pelos filósofos, por esta razão, sabemos que são formas teóricas e utópicas. Todas as demais, segundo o ilustre filósofo, são degeneradas pelo homem, que ao concretizá-las, devido a sua imperfeição, deturpam-nas.

A democracia não escapa a essa assertiva platônica, e, vou mais além, a nossa democracia parece ser a pior de todas as formas de governo. Temos uma democracia representativa que não nos representa, pois ao invés de representar seus representados, os representantes se fartam primeiro em satisfazer seus próprios interesses, e, depois, satisfazem os interesses dos detentores do capital, que manipulam nosso país.

Quando cedemos nossas vontades particulares ao interesse geral, à fonte do estado soberano e da autoridade por ele constituída, segundo a visão hobbesiana, os problemas que daí deriva contra os brasileiros que estão a mercê desta súcia de homens públicos inescrupulosos, egoístas e que não demonstram o menor respeito e a menor preocupação com o seu povo, é que percebemos o quanto estamos aprisionados e alienados pelos membros da classe dominante e por aqueles que os defendem e os representam, massacrando a classe popular que os elegeram,  manipulada de acordo com os  interesses dos capitalistas detentores do poder..

A justiça se foi a tempo, vemos sim é um direito que se aliena cada vez mais a uma lei positivada para atender os interesses dos detentores do poder. Poder em todas as esferas, não só dos políticos, mas também dos capitalistas que controlam e manipulam a maioria daqueles, nos mais diversos setores da sociedade. Consequentemente excluindo todo interesse e manifestação popular, substituindo-as por um pacto de consenso divulgado por uma mídia  controlada pelos mesmos.

O Estado deve defender os interesse de todos os grupos, e promover sempre a conciliação entre os opressores e os oprimidos, minimizando o abismo existente entre eles. No entanto,  os oprimidos, na tentativa de se fazerem representados, elegeram um governo popular de esquerda, que rapidamente  se mostrou omisso e cedeu a pressão dos opressores. O que vimos foi uma enxurrada de corrupção em todos os níveis do governo, um descaso absurdo com a coisa pública. É notório que o atual Estado brasileiro defende, antes de tudo, os interesses da classe dominante. Os políticos depois de se fartarem da coisa pública, enriquecendo a qualquer custo, atendem as reivindicações da elite capitalista. A formação de muitos partidos políticos, que deveriam representar o interesse dos mais diversos grupos acabam por exprimir o interesse de dois únicos grupos, o dos próprios políticos e do grupo economicamente dominante.

A reação das classes que não se sentem representadas é a de luta. Uma luta ainda não ideologicamente definida, mas com certeza, se não podemos mais voltar ao socialismo, ou ao comunismo, uma nova ordem capitalista tem que surgir, um Estado Válido que defenda e concilie os mais diversos grupos de interesses, atendendo aos diversos interesses, com um olhar realista e substancioso que preserve o interesse geral, mas, ao mesmo tempo, que conserve os interesses particulares. Quem sabe formada por filósofos, mas se esses não puderem preencher as “vagas”, quem sabe então por homens que respeitem o povo brasileiro.

 Para  Contatos e Para Contratação do Prof°. MSc. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br

Também faço palestras  em faculdades,  universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.
Áreas de Atuação: Finanças, Economia,  Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos  Empresariais e  Educação.

Consultorias Empresariais.

For Contacts and To Hiring Prof °. MSc. Marco Antonio Bottene:
romacambio@terra.com.br

I also lectures at colleges, universities, associations and business training in Brazil and abroad.
Practice Areas: Finance, Economics, Motivation, Business Communication, Management, Technical and Business Education and Conflict.

Business Consulting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário