segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A EDUCAÇÃO NO BRASIL - REFLEXÕES DE UM PROFESSOR

Autor - Prof°. Ms. Marco Antonio Bottene

Este artigo é uma reflexão à alarmande onda de violência generalizada, crimes, trânsito, etc, que está ocorrendo no Brasil de norte a sul do país. De quem é o erro? De que forma a educação participa nesse equívoco? Como podemos ajudar, nós educadores, vendo nosso país mergulhar nesse abismo social sem precedendes. Onde vamos parar? Ficam aqui  minhas considerações para sua reflexão.


          Acredito que  o grande problema da educação esteja relacionado ao fato desta estar ainda  fortemente enraizada na herança positivista do século XIX, pelos ideais de que o progresso humano é uma decorrência do desenvolvimento científico, no sentido de criar novas tecnologias voltadas para o bem-estar do ser humano. Aliado a isso ainda, temos o cruel sistema econômico político neoliberal que marginaliza os mais fracos em prol de uma competição, onde só os melhores e os mais fortes têm direito à riqueza e ao poder. Segundo estes princípios somos todos instrumentos feitos para solucionar problemas através da aplicação do rigor das teorias cientificas e do conhecimento. Esta ótica racionalista defende a aplicação de conhecimento e do método científico à análise e à construção de regras que regulem a intervenção do professor. Eu acredito que não seja mais possível reduzir a vida escolar às dimensões racionais, e também não é possível mais reduzir as competências e capacidades do docente realçando em sua essência a dimensão técnica de sua ação pedagógica. Desta forma, o discurso pedagógico atual, em seu tom idealista, não diz nada sobre o que constitui a realidade cotidiana da escola. E, é por este motivo que não só nossas escolas, como toda a nossa sociedade, que por essa mesma escola está sendo educada encontra-se num "beco sem saída" da violência extrema nas grandes cidades, ex.: Rio de Janeiro e, pior agora São Paulo, além de uma aprendizagem que não faz muito sentido pois não sabemos onde queremos chegar e para onde iremos dentro deste paradigma educacional atual. A prática do educador parece estar flutuando entre o racionalismo e o realismo conservador e um idealismo ingênuo, onde muito se fala mas muito menos se faz, pois este último vive dentro de uma totalidade utópica que sabemos, nunca será alcançada. O Brasil precisa de uma ação educacional agora, pois não podemos mais permitir que o docente fique imaginando o aluno ideal e construindo teorias educacionais cheias de pencas de promessas, mas sim precisamos é de uma educação que seja calcada na representação que permitam visualizar o nosso cotidiano sem surpresas e sem fantasias, mas um cotidiano real, e dentro deste arquétipo é que teremos que agir se quisermos viver num país que nos permita esse direito, pois atualmente não o temos e não sabemos se poderemos tê-lo num futuro próximo. Simplesmente o direito à "vida".

Um fraterno abraço do Prof°. Marco Antonio.

Para Contatos e Para Contratação do Prof°. Marco Antonio Bottene: romacambio@terra.com.br

Também faço palestras  em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.

Áreas de Atuação: Finanças, Economia, Motivação, Comunicação Empresarial, Administração, Técnicas e Conflitos Empresariais e  Educação.
 
                                                       Prof° Ms. Marco Antonio Bottene
 


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