sexta-feira, 15 de junho de 2012



IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)



Revisão Ortográfica: Prof°. Marco Antonio Bottene


Desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbud Ul Haq, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde o ano de 1993; este índice utiliza certos critérios de avaliação (renda, longevidade e educação) para medir o desenvolvimento humano em 177 países, podendo ser utilizado também, observando-se as modificações para adequá-lo a núcleos sociais menores.

O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800.
No critério educação, considera-se a taxa de alfabetização e a taxa de matrícula; no critério longevidade considera-se a expectativa de vida ao nascer; e no critério renda considera-se o PIB per capita (PIB total dividido pelo número de habitantes do país) medido em dólares.

No último relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2006, o Brasil ocupava a 69º posição, alcançando 0,792 pontos, o que mantém o país no grupo dos 83 países com desenvolvimento médio. No entanto, devido à reformulação realizada pelo IBGE no cálculo do PIB, divulgada este ano (2007), o Brasil pode obter resultados ainda melhores no IDH, chegando a se posicionar no grupo dos 63 países com “alto índice de desenvolvimento humano”. Porém, devemos ressaltar que o IDH, apesar de ser um dos melhores parâmetros para avaliação das políticas públicas, não poderá ser considerado sozinho para medir o “desenvolvimento humano” de um país, pois este conceito é bastante subjetivo, afinal é necessário avaliar também diversos outros fatores que influenciam neste “desenvolvimento”, como a distribuição da renda entre a população, que no Brasil, apesar de sermos classificados como um dos países com maior concentração de renda, obteve melhoras significativas, fazendo com que saíssemos da quarta posição que ocupávamos no relatório de 2002, para a oitava posição no ranking dos países com pior distribuição de renda em 2004.

País com maior IDH

Noruega – IDH = 0,965 *


País com menor IDH
Níger – IDH = 0,311 *


* Dados do relatório divulgado pela ONU em 11/2006, feito com base nos dados do ano de 2004. 
 
FARIA, C. C. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/idh-indice-de-desenvolvimento-humano/ Acesso em: 15/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário