quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR - REFLEXÕES


Fui buscar no fundo do baú em minha biblioteca uma obra lida a vários anos de Karl Raimund Popper, publicada no final da década de 80, mais precisamente em 1987, quando ele, a convite do então presidente de Portugal, Mário Soares proferiu uma conferência em Lisboa intitulada " AUF DER SUCHE NACH EINER BESSEREN WELT" que significa "Em busca de um mundo melhor". Popper foi um intelectual que jamais abriu mão de sua liberdade e nunca deixou de lutar por ela, sendo assim, era contrário ao comunismo e a planificação da economia. Via no entanto, com grandes ressalvas a economia de mercado e tentou por diversas vezes mostrar ao mundo que era possível através da educação erradicar a pobreza e viver em um mundo mais humanizado. Mas de quê educação ele realmente falava? Então vamos lá, vou tentar transcrever um pedaço da obra para fundamentar esta tese:

"Há na sociedade três dogmas que conduzem a desenvolvimentos extremamente problemáticos"; o do combate público da pobreza; o da educação para todos; e o do incremento das necessidades.
 
O ideal de oportunicades iguais na educação e de igualdade de acesso ao ensino superior conduziu, nalguns paízes, a resultados igualmente deploráveis. Para os estudantes da minha geração (de Popper), sem recursos (ele se refere a recursos financeiros e tecnológicos), a luta pelo saber constituia uma aventura, que exigia pesados sacrifícios, o que conferia aos conhecimentos obtidos um valor singular. Receio que esta atitude esteja a desaparecer. A este recente direito à instrução corresponde uma atitude nova que reclama que esse direito seja confirmado por diploma. e tudo o que pode ser reclamado como um direito nosso, sem qualquer sacrifício, não é devidamente apreciado. A sociedade, ao mesmo tempo que reconheceu e esses estudantes o direito ao ensino, privou-os de uma experiência insubstituivel".

Como economista, eu não poderia deixar de transcrever também uma parte de seu pensamento no que se refere à pobreza. Então aí vai mais um texto para refletirmos:
 
"Convém, porém, não esquecer que nos encontramos no início de um novo processo evolutivo (não se esqueçam que este pensamento foi escrito nos anos 80, vejam como está atual) e necessitamos de tempo para aprender. A ambição econômica das massas, recente e amplamente difundida (no Brasil nesta década atual), talvez não seja muito boa do ponto de vista moral, e não é seguramente muito bonita, mas é, definitivamente, a única via para vencer a pobreza de cada um. Deste modo, a ambição econômica das massas constitui também o método mais promissor de superação do que parece ser tão problemático no estado-providência; a burocratização e a tutela do indivídual. Só a motivação econômica do indivíduo pode contribuir para que a pobreza seja de tal modo rara que acabe por ser absurdo considerar-se como tarefa primordial do estado a luta contra essa mesma pobreza. (percebam o grande paradoxo capitalista dos ideais de Adam Smith, liberais e neo-liberais e dos ideais de Keynes, intervencionista, que ele aborda nesta frase). Só a pressecução de um nível de vida elevado para as massas poderá resolver o velho problema da pobreza, precisamente ao transformar a pobreza num fenômeno de tal modo raro que possa ser remediado através da adquada assistência sem que a burocracia aumente".

Meus caros acadêmico e leitures do Blog desejo a todos uma boa reflexão e vamos abrir o debate. Pobreza, educação, intervencionismo capitaista, neo-liberalismo, educação para todos de qualquer maneira, valorização docente, erradicação da pobreza, ascensão econômica da massas, transformação tecnológica, submissão ao poder econômico, um novo arquétipo econômico-educacional, a
Instituição de Ensino Privada e sua produção de escala, a Institução de Ensino Pública e seu papel social, o que queremos? E nós docentes quem somos neste contexto? E você acadêmico o que faz neste contexto? De que forma  podereremos contribuir para o Paradigma Educacional que pretendemos formar?

POPPER, Karl, Raimund. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: 3ª Ed. Fragmentos, 1992.

Um fraterno abraço a todos.

Comentários, críticas acadêmicas e reflexões são bem vindas. Respondo a todos os comentários.

Também faço palestras  em faculdades, universidades, associações e treinamentos empresariais no Brasil e no exterior.

Contato e contratação também pode ser feito via email: romacambio@terra.com.br

Prof°. Marco Antonio Bottene.


                                                                      Karl Pooper


                                                       Prof°. Marco Antonio Bottene


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