terça-feira, 22 de maio de 2012



Gestão do Conhecimento Empresarial.


Todo o conhecimento, por ser um produto social, emerge por meio da interação. o conhecimento não poder ser confundido com dado ou com informação. Dados são fatos  com determinada objetividade que nos são apresentados sem qualquer critério ou que pode também estar fora de um contexto conhecido. no momento em que esses dados passam a ser classificados, analisados, interpretados, sumariados e inseridos dentro de um determinado contexto, eles passam a ser embromação. A informação pode desenvolver-se e transformar-se em conhecimento. A partir deste momento algo muito mais pertinente surge dentro do que chamamos de competitividade, pois esse conhecimento passa a estabelecer ligações que são capazes de gerar valor para o mercado.

Desta forma, pode-se dizer que o conhecimento é um conjunto de informações repletas de experiências, insights e julgamentos de valor. Quase todo conhecimento reside no indivíduo, e, é por este motivo, que as organizações de sucesso oferecem, continuamente para seus colaboradores, oportunidades para que ampliem os seus estoques de capital intelectual através do processamento de dados e informações que serão a posteriori transformados em conhecimento.

A gestão do conhecimento empresarial preocupa-se com a identificação dos conhecimentos que possuem valor expressivo para a organização no intuito de catalogá-los e divulgá-los, de maneira contínua e eficaz, visando, o máximo possível, seu uso por toda a organização. Torna-se uma espécie de memória corporativa que surge através do resultado que a empresa consegue em adaptar e modificar o conhecimento e o seu uso em formas práticas e compatíveis com um ambiente extremamente complexo e em constante mutação.


Autor: Prof°. Marco Antonio Bottene.

Referências: 

CHORAFAS, D. Sistemas especialistas. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1988.

WEITZEN, H. O poder da informação. São Paulo: Makron, 1991.




Um comentário:

  1. Estimado Professor Marco Antonio,

    Escrevo aqui para comunicar de que não irei à aula hoje porque arranquei um dente. Estou de molho. A viagem de ônibus de Rodeio para Joinville é um pouco cansativa para quem acabou de arrancar um dente.

    Peço gentilmente que repasse o meu e-mail para líder da turma porque ainda não recebi o e-mail informando o tema do paper para eu começar a escrevê-lo por aqui. Informo desde já que não dispoônho de bom sinal de Internet, as vezes tenho problemas na minha caixa de e-mail.

    Um grande abraço,

    Anna Flávia Schmitt Wyse Baranski - ADG 180

    annaschmittdejoinville@gmail.com

    Blog: adonadosenadofederal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir