segunda-feira, 28 de maio de 2012



A importância de um Plano de Negócio para as empresas.

O Plano de Negócio é um instrumento de que dispõem empreendedores, empresários e instituições para planejar um empreendimento e prever situações de risco. Trata-se de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que são vislumbrados os aspectos mais importantes de um empreendimento.
No Brasil, o Plano de Negócio tem sido cada vez mais utilizado, tornando-se um instrumento indispensável para a criação e o planejamento de negócios. Veja por quê:
·    Ele é, antes de tudo, o processo de validação de uma ideia. Através dele o empreendedor terá elementos para decidir se deve ou não abrir a empresa ou iniciar um novo projeto.
·    É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócio, o empreendedor estuda a viabilidade do seu negócio sob todos os aspectos, cria ações preventivas contra possíveis ameaças e desafios, conhece a fundo o mercado e a clientela, evita esforços desnecessários, investimentos improdutivos, gastos sem sentido.
·      É um mecanismo de que dispõe o empreendedor para refletir sobre si mesmo e sobre o negócio: vale a pena? É o que sonhei? Depois de feito, o Plano de Negócio indica novos caminhos, mesmo que um deles seja a desistência da ideia. É um momento em que os erros saem mais baratos (ainda estão no papel ou na tela do computador).
·        É uma linguagem de comunicação entre e o empreendedor e sua equipe, já que as informações existentes no documento (objetivos, projeções, análises e estratégias) vão unir todos os integrantes em um esforço direcionado.
·       É um documento para negociação e obtenção de recursos. No Brasil, o Plano de Negócio já é exigido em algumas circunstâncias. Em função dele são selecionadas empresas para serem admitidas em incubadoras e parques tecnológicos; os capitalistas  condicionam o risco de  sua participação a um Plano de Negócio extremamente profissional; alguns financiamentos bancários exigem Planos de
Negócios, e até mesmo programas governamentais (como o Programa Brasil Empreendedor, lançado em 1999, e o Programa Primeira Empresa Inovadora, de 2010) utilizam o Plano de Negócio como instrumento básico para o apoio às micros e pequenas empresas.




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